DIFERENÇAS, DEFICIÊNCIAS: IMPLICAÇÕES NO ATO EDUCATIVO
Na inclusão escolar dos estudantes com Surdocegueira, a instituição escolar precisa considerar alguns aspectos fundamentais. Dentre esses aspectos, alguns estão relacionados abaixo. Assinale a afirmativa INCORRETA:
Compreender como se dá a comunicação do estudante para então organizar estratégias de ampliação do contexto comunicacional e oferecer a educação bilíngue para aquele que é surdocego usuário da língua de sinais.
Os conteúdos curriculares, adequações e flexibilizações curriculares precisam ser propostas sempre alinhadas às dificuldades que o estudante apresentar com a disponibilização dos recursos e serviços necessários às especificidades do estudante.
No caso de o estudante apresentar resíduo visual ou auditivo, outras adequações e estratégias ainda precisam ser observadas.
Disponibilizar profissionais, serviços e recursos da Educação Especial para auxiliá-lo na comunicação e interação social, Orientação e Mobilidade (OM) e nas Atividades de Vida Autônoma (AVA).
Proceder à organização espacial e estrutural de todos os espaços escolares, favorecendo sua livre circulação.
Para a inclusão escolar dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista é fundamental que a escola reorganize seus tempos e espaços, reconheça as barreiras impostas pelo contexto. Sassaki (1997; 1999) apresenta 06 dimensões para acessibilidade e eliminação de barreiras. Para as pessoas com TEA é preciso assumir uma postura de flexibilidade atitudinal, curricular e procedimental com o objetivo de transpor as barreiras do contexto e contribuir para a acessibilidade necessária para esse público. Dentre essas dimensões, estão:
Marque V para afirmativas verdadeiras e F para afirmativas Falsas:
( ) Acessibilidade metodológica: sem barreiras nos programas e práticas de sensibilização e de conscientização das pessoas em geral e da convivência na diversidade humana resultando em quebra de preconceitos, estigmas, estereótipos e discriminações.
( ) Acessibilidade metodológica: sem barreiras nas atividades da vida diária (tecnologia assistiva para comunicar, fazer a higiene pessoal, vestir, comer, andar, tomar banho etc.) e de lazer, esporte e recreação (dispositivos que atendam às limitações sensoriais, físicas e mentais, etc.).
( ) Acessibilidade instrumental: sem barreiras nos instrumentos e utensílios de estudo (lápis, caneta, transferidor, régua, teclado de computador, materiais pedagógicos).
( ) Acessibilidade atitudinal: sem barreiras nos métodos e técnicas de estudo (adaptações curriculares, aulas baseadas nas inteligências múltiplas, uso de todos os estilos de aprendizagem, participação do todo de cada aluno, novo conceito de avaliação de aprendizagem, novo conceito de educação, novo conceito de logística didática etc.).
( ) Acessibilidade programática: sem barreiras invisíveis embutidas em políticas públicas (leis, decretos, portarias, resoluções, medidas provisórias etc.), em regulamentos (institucionais, escolares, empresariais, comunitários etc.) e em normas de um geral.
Marque a sequência correta:
F, F, F, F, V
F, F, V, F, F
V, V, F, V, F
F, F, V, F, V
V, V, V, F, V
Conforme estudamos, o Transtorno do Espectro Autista foi conhecido até o ano de 2019, como uma das classificações dentro do Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), faziam parte desse diagnóstico os quadros abaixo:
Marque a ÚNICA opção correta:
Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Asperger, Síndrome de Rett, Transtorno Desintegrativo da Infância, Transtorno Hipercinético, Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação.
Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Asperger, Síndrome de Rett, Transtorno Desintegrativo da Infância, Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação.
Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Asperger, Síndrome de Rett, Transtorno Desintegrativo da Infância, Transtorno Opositor Desafiador, Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação.
Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Asperger, Síndrome de Rett, Transtorno Desintegrativo da Infância, Transtorno de Hiperatividade, Transtorno Opositor Desafiador, Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação.
Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Asperger, Síndrome de Rett, Transtorno Desintegrativo da Infância, Transtorno de Hiperatividade
No capítulo em estudo, foram apresentadas as características e conceituações a respeito da Deficiência Intelectual, que se relacionam com as transformações conceituais acerca da terminologia, da identificação e da conceituação da Deficiência Intelectual. Essas alterações não se limitam à nomenclatura, envolvem concepções teóricas, políticas, sociais e culturais que impactam nos princípios e nas práticas da Educação.
Sobre a conceituação de Deficiência Intelectual, assinale a opção CORRETA:
Caracteriza-se por um retardo mental com limitação nas áreas de habilidades adaptativas. A deficiência intelectual deverá se manifestar antes dos 18 anos de idade.
Caracteriza-se por um retardo mental que apresenta limitações de duas ou mais áreas de habilidades adaptativas. A deficiência intelectual deverá se manifestar antes dos 18 anos de idade.
Caracteriza-se por um funcionamento intelectual significativamente abaixo da média, ocorrendo juntamente com as limitações de duas ou mais áreas de habilidades adaptativas. A deficiência intelectual poderá se manifestar em qualquer faixa etária.
Caracteriza-se por um funcionamento intelectual significativamente abaixo da média, ocorrendo juntamente com as limitações de duas ou mais áreas de habilidades adaptativas. A deficiência intelectual deverá se manifestar antes dos 18 anos de idade.
Caracteriza-se por uma doença mental com as limitações de duas ou mais áreas de habilidades adaptativas. A deficiência intelectual deverá se manifestar antes dos 18 anos de idade.
Para planejar propostas de estimulação, da ação pedagógica e organizar a inclusão de estudantes com deficiência, os profissionais da escola devem considerar toda a complexidade presente em um quadro de deficiência, o que se agrava ao nos referirmos à Deficiência Múltipla. Vários são os aspectos, as especificidades e as condições individuais das pessoas afetadas. A autora Silva (2011) considera alguns aspectos imprescindíveis, dentre eles:
I - A atitude de aceitação por parte da família e a intervenção adequada para atuar nas causas e nos efeitos das deficiências.
II - A oportunidade de participação e integração da pessoa ao ambiente físico e social.
III - O apoio adequado, com a duração necessária, para melhorar o funcionamento da pessoa no ambiente.
IV - O incentivo à autonomia e à criatividade.
V - Atitudes favoráveis à formação do autoconceito e da autoimagem positivos.
Marque a sequência de afirmativas corretas:
II, III, IV e V apenas
I, II e V apenas
III, IV e V apenas
I, II, IV e V apenas
I, II, III, IV e V
A sigla LIBRAS se refere a:
Língua de Sinais Brasileira.
Língua de Sinais para pessoas com Surdez.
Língua Brasileira de Sinais.
Línguas Brasileiras para pessoas com Surdez.
Língua Brasileira para pessoas com Surdez.
Em se tratando de recursos e serviços da Educação Especial para a inclusão escolar dos estudantes com deficiência visual, é CORRETO afirmar:
I- Em relação ao estudante com cegueira, deve-se priorizar a estimulação dos sentidos remanescentes, o uso do Braille como sistema de escrita e da alfabetização matemática com auxílio do Soroban.
II - Tanto nos casos de cegueira como de baixa visão, o AEE deve proceder com atendimento complementar nas áreas de Orientação e Mobilidade (OM) e Atividades para Vida Autônoma (AVA).
III - O caso de estudantes com cegueira, o AEE precisa auxiliar na organização e adequação dos materiais didáticos em caracteres ampliados, adequação e disponibilização de recursos ópticos e não ópticos.
IV - O professor de AEE precisa acompanhar, organizar e auxiliar na adequação dos recursos de acessibilidade necessários para diminuir as barreiras encontradas por estes estudantes e promover o acesso ao currículo e aos espaços escolares.
V - A indicação do uso de recursos ópticos, para os estudantes com cegueira é realizada por profissional da área médica.
Marque a sequência de afirmativas corretas:
I, II, IV apenas
I, II, III, IV e V
I, II e III apenas
II, IV e V apenas
I, II, III, IV apenas
Conforme apresentado no capítulo em estudo, pessoas com Altas habilidades/ Superdotação representam um público bem heterogêneo e cuja conceituação e compreensão de suas características são igualmente complexas. Sobre a conceituação e caracterização das AH/SD:
Marque V para afirmativas verdadeiras e F para afirmativas Falsas:
( ) O conceito de AH/SD se refere a um grupo heterogêneo, com características diferentes e habilidades diversificadas; que se destacam entre os demais grupos por seus interesses, estilos de aprendizagem, níveis de motivação e de autoconceito, características de personalidade e principalmente por suas necessidades educacionais.
( ) O conceito de AH/SD se refere a quadros que podem ser conceituados como: excepcional, prodígio, gênio, precoce, entre outros termos em conformidade com o meio social e o ideário popular.
( ) O conceito de AH/SD se refere a pessoas que demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes, além de apresentar grande criatividade, envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.
( ) De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 3% a 5% da população brasileira possui altas habilidades e/ou superdotação, AH/SD.
( ) O conceito de AH/SD se refere a pessoas que apresentam grande facilidade de aprendizagem que os levem a dominar rapidamente conceitos, procedimentos e atitudes.
Marque a sequência correta:
F, V, V, V, V
F, F, V, V, V
V, F, F, V, V
F, F, F, V, V
F, F, V, F, V
A inclusão escolar do estudante com Altas Habilidades e/ou Superdotação precisa considerar a possibilidade de aceleração dos estudos, assegurada pela LDB 9394/96, que no capítulo V, art.59, determina “a aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados”.
Para Freeman e Guenter (2000), existem diferentes formas de acelerações que podem ser destinadas a esse público:
I – Entrada mais cedo na fase seguinte do processo educativo, saltar séries escolares (promoção para séries seguintes).
II - Aceleração por disciplina (frequentar séries mais adiantadas em determinadas disciplinas); agrupamento vertical (classes mistas, com ampla variedade de idades e séries, de modo que os mais novos possam trabalhar com os mais velhos e mais avançados);
III - Cursos especiais fora da escola que ofereçam mais conhecimento em áreas curriculares específicas; estudos paralelos (cursar o Ensino Fundamental e o Ensino Médio ao mesmo tempo, e assim por diante);
IV - Estudos compactados (quando o currículo normal é completado em metade ou terça parte do tempo previsto); planos de estudo auto organizados (estratégia em que os alunos desenvolvem atividades ou projetos de seu interesse enquanto esperam o resto da classe completar o que eles já fizeram ou aprenderam);
V - Trabalho com um mentor, na escola ou fora dela; cursos paralelos (por correspondência, televisionados ou outra forma de ensino a distância).
Marque a sequência de afirmativas corretas:
Compreender como se dá a comunicação do estudante para então organizar estratégias de ampliação do contexto comunicacional e oferecer a educação bilíngue para aquele que é surdocego usuário da língua de sinais.
Os conteúdos curriculares, adequações e flexibilizações curriculares precisam ser propostas sempre alinhadas às dificuldades que o estudante apresentar com a disponibilização dos recursos e serviços necessários às especificidades do estudante.
No caso de o estudante apresentar resíduo visual ou auditivo, outras adequações e estratégias ainda precisam ser observadas.
Disponibilizar profissionais, serviços e recursos da Educação Especial para auxiliá-lo na comunicação e interação social, Orientação e Mobilidade (OM) e nas Atividades de Vida Autônoma (AVA).
Proceder à organização espacial e estrutural de todos os espaços escolares, favorecendo sua livre circulação.
Para a inclusão escolar dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista é fundamental que a escola reorganize seus tempos e espaços, reconheça as barreiras impostas pelo contexto. Sassaki (1997; 1999) apresenta 06 dimensões para acessibilidade e eliminação de barreiras. Para as pessoas com TEA é preciso assumir uma postura de flexibilidade atitudinal, curricular e procedimental com o objetivo de transpor as barreiras do contexto e contribuir para a acessibilidade necessária para esse público. Dentre essas dimensões, estão:
Marque V para afirmativas verdadeiras e F para afirmativas Falsas:
( ) Acessibilidade metodológica: sem barreiras nos programas e práticas de sensibilização e de conscientização das pessoas em geral e da convivência na diversidade humana resultando em quebra de preconceitos, estigmas, estereótipos e discriminações.
( ) Acessibilidade metodológica: sem barreiras nas atividades da vida diária (tecnologia assistiva para comunicar, fazer a higiene pessoal, vestir, comer, andar, tomar banho etc.) e de lazer, esporte e recreação (dispositivos que atendam às limitações sensoriais, físicas e mentais, etc.).
( ) Acessibilidade instrumental: sem barreiras nos instrumentos e utensílios de estudo (lápis, caneta, transferidor, régua, teclado de computador, materiais pedagógicos).
( ) Acessibilidade atitudinal: sem barreiras nos métodos e técnicas de estudo (adaptações curriculares, aulas baseadas nas inteligências múltiplas, uso de todos os estilos de aprendizagem, participação do todo de cada aluno, novo conceito de avaliação de aprendizagem, novo conceito de educação, novo conceito de logística didática etc.).
( ) Acessibilidade programática: sem barreiras invisíveis embutidas em políticas públicas (leis, decretos, portarias, resoluções, medidas provisórias etc.), em regulamentos (institucionais, escolares, empresariais, comunitários etc.) e em normas de um geral.
Marque a sequência correta:
F, F, F, F, V
F, F, V, F, F
V, V, F, V, F
F, F, V, F, V
V, V, V, F, V
Conforme estudamos, o Transtorno do Espectro Autista foi conhecido até o ano de 2019, como uma das classificações dentro do Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), faziam parte desse diagnóstico os quadros abaixo:
Marque a ÚNICA opção correta:
Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Asperger, Síndrome de Rett, Transtorno Desintegrativo da Infância, Transtorno Hipercinético, Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação.
Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Asperger, Síndrome de Rett, Transtorno Desintegrativo da Infância, Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação.
Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Asperger, Síndrome de Rett, Transtorno Desintegrativo da Infância, Transtorno Opositor Desafiador, Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação.
Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Asperger, Síndrome de Rett, Transtorno Desintegrativo da Infância, Transtorno de Hiperatividade, Transtorno Opositor Desafiador, Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação.
Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Asperger, Síndrome de Rett, Transtorno Desintegrativo da Infância, Transtorno de Hiperatividade
No capítulo em estudo, foram apresentadas as características e conceituações a respeito da Deficiência Intelectual, que se relacionam com as transformações conceituais acerca da terminologia, da identificação e da conceituação da Deficiência Intelectual. Essas alterações não se limitam à nomenclatura, envolvem concepções teóricas, políticas, sociais e culturais que impactam nos princípios e nas práticas da Educação.
Sobre a conceituação de Deficiência Intelectual, assinale a opção CORRETA:
Caracteriza-se por um retardo mental com limitação nas áreas de habilidades adaptativas. A deficiência intelectual deverá se manifestar antes dos 18 anos de idade.
Caracteriza-se por um retardo mental que apresenta limitações de duas ou mais áreas de habilidades adaptativas. A deficiência intelectual deverá se manifestar antes dos 18 anos de idade.
Caracteriza-se por um funcionamento intelectual significativamente abaixo da média, ocorrendo juntamente com as limitações de duas ou mais áreas de habilidades adaptativas. A deficiência intelectual poderá se manifestar em qualquer faixa etária.
Caracteriza-se por um funcionamento intelectual significativamente abaixo da média, ocorrendo juntamente com as limitações de duas ou mais áreas de habilidades adaptativas. A deficiência intelectual deverá se manifestar antes dos 18 anos de idade.
Caracteriza-se por uma doença mental com as limitações de duas ou mais áreas de habilidades adaptativas. A deficiência intelectual deverá se manifestar antes dos 18 anos de idade.
Para planejar propostas de estimulação, da ação pedagógica e organizar a inclusão de estudantes com deficiência, os profissionais da escola devem considerar toda a complexidade presente em um quadro de deficiência, o que se agrava ao nos referirmos à Deficiência Múltipla. Vários são os aspectos, as especificidades e as condições individuais das pessoas afetadas. A autora Silva (2011) considera alguns aspectos imprescindíveis, dentre eles:
I - A atitude de aceitação por parte da família e a intervenção adequada para atuar nas causas e nos efeitos das deficiências.
II - A oportunidade de participação e integração da pessoa ao ambiente físico e social.
III - O apoio adequado, com a duração necessária, para melhorar o funcionamento da pessoa no ambiente.
IV - O incentivo à autonomia e à criatividade.
V - Atitudes favoráveis à formação do autoconceito e da autoimagem positivos.
Marque a sequência de afirmativas corretas:
II, III, IV e V apenas
I, II e V apenas
III, IV e V apenas
I, II, IV e V apenas
I, II, III, IV e V
A sigla LIBRAS se refere a:
Língua de Sinais Brasileira.
Língua de Sinais para pessoas com Surdez.
Língua Brasileira de Sinais.
Línguas Brasileiras para pessoas com Surdez.
Língua Brasileira para pessoas com Surdez.
Em se tratando de recursos e serviços da Educação Especial para a inclusão escolar dos estudantes com deficiência visual, é CORRETO afirmar:
I- Em relação ao estudante com cegueira, deve-se priorizar a estimulação dos sentidos remanescentes, o uso do Braille como sistema de escrita e da alfabetização matemática com auxílio do Soroban.
II - Tanto nos casos de cegueira como de baixa visão, o AEE deve proceder com atendimento complementar nas áreas de Orientação e Mobilidade (OM) e Atividades para Vida Autônoma (AVA).
III - O caso de estudantes com cegueira, o AEE precisa auxiliar na organização e adequação dos materiais didáticos em caracteres ampliados, adequação e disponibilização de recursos ópticos e não ópticos.
IV - O professor de AEE precisa acompanhar, organizar e auxiliar na adequação dos recursos de acessibilidade necessários para diminuir as barreiras encontradas por estes estudantes e promover o acesso ao currículo e aos espaços escolares.
V - A indicação do uso de recursos ópticos, para os estudantes com cegueira é realizada por profissional da área médica.
Marque a sequência de afirmativas corretas:
I, II, IV apenas
I, II, III, IV e V
I, II e III apenas
II, IV e V apenas
I, II, III, IV apenas
Conforme apresentado no capítulo em estudo, pessoas com Altas habilidades/ Superdotação representam um público bem heterogêneo e cuja conceituação e compreensão de suas características são igualmente complexas. Sobre a conceituação e caracterização das AH/SD:
Marque V para afirmativas verdadeiras e F para afirmativas Falsas:
( ) O conceito de AH/SD se refere a um grupo heterogêneo, com características diferentes e habilidades diversificadas; que se destacam entre os demais grupos por seus interesses, estilos de aprendizagem, níveis de motivação e de autoconceito, características de personalidade e principalmente por suas necessidades educacionais.
( ) O conceito de AH/SD se refere a quadros que podem ser conceituados como: excepcional, prodígio, gênio, precoce, entre outros termos em conformidade com o meio social e o ideário popular.
( ) O conceito de AH/SD se refere a pessoas que demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes, além de apresentar grande criatividade, envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.
( ) De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 3% a 5% da população brasileira possui altas habilidades e/ou superdotação, AH/SD.
( ) O conceito de AH/SD se refere a pessoas que apresentam grande facilidade de aprendizagem que os levem a dominar rapidamente conceitos, procedimentos e atitudes.
Marque a sequência correta:
F, V, V, V, V
F, F, V, V, V
V, F, F, V, V
F, F, F, V, V
F, F, V, F, V
A inclusão escolar do estudante com Altas Habilidades e/ou Superdotação precisa considerar a possibilidade de aceleração dos estudos, assegurada pela LDB 9394/96, que no capítulo V, art.59, determina “a aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados”.
Para Freeman e Guenter (2000), existem diferentes formas de acelerações que podem ser destinadas a esse público:
I – Entrada mais cedo na fase seguinte do processo educativo, saltar séries escolares (promoção para séries seguintes).
II - Aceleração por disciplina (frequentar séries mais adiantadas em determinadas disciplinas); agrupamento vertical (classes mistas, com ampla variedade de idades e séries, de modo que os mais novos possam trabalhar com os mais velhos e mais avançados);
III - Cursos especiais fora da escola que ofereçam mais conhecimento em áreas curriculares específicas; estudos paralelos (cursar o Ensino Fundamental e o Ensino Médio ao mesmo tempo, e assim por diante);
IV - Estudos compactados (quando o currículo normal é completado em metade ou terça parte do tempo previsto); planos de estudo auto organizados (estratégia em que os alunos desenvolvem atividades ou projetos de seu interesse enquanto esperam o resto da classe completar o que eles já fizeram ou aprenderam);
V - Trabalho com um mentor, na escola ou fora dela; cursos paralelos (por correspondência, televisionados ou outra forma de ensino a distância).
Marque a sequência de afirmativas corretas:
F, F, F, F, V
F, F, V, F, F
V, V, F, V, F
F, F, V, F, V
V, V, V, F, V
Conforme estudamos, o Transtorno do Espectro Autista foi conhecido até o ano de 2019, como uma das classificações dentro do Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), faziam parte desse diagnóstico os quadros abaixo:
Marque a ÚNICA opção correta:
Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Asperger, Síndrome de Rett, Transtorno Desintegrativo da Infância, Transtorno Hipercinético, Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação.
Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Asperger, Síndrome de Rett, Transtorno Desintegrativo da Infância, Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação.
Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Asperger, Síndrome de Rett, Transtorno Desintegrativo da Infância, Transtorno Opositor Desafiador, Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação.
Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Asperger, Síndrome de Rett, Transtorno Desintegrativo da Infância, Transtorno de Hiperatividade, Transtorno Opositor Desafiador, Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação.
Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Asperger, Síndrome de Rett, Transtorno Desintegrativo da Infância, Transtorno de Hiperatividade
No capítulo em estudo, foram apresentadas as características e conceituações a respeito da Deficiência Intelectual, que se relacionam com as transformações conceituais acerca da terminologia, da identificação e da conceituação da Deficiência Intelectual. Essas alterações não se limitam à nomenclatura, envolvem concepções teóricas, políticas, sociais e culturais que impactam nos princípios e nas práticas da Educação.
Sobre a conceituação de Deficiência Intelectual, assinale a opção CORRETA:
Caracteriza-se por um retardo mental com limitação nas áreas de habilidades adaptativas. A deficiência intelectual deverá se manifestar antes dos 18 anos de idade.
Caracteriza-se por um retardo mental que apresenta limitações de duas ou mais áreas de habilidades adaptativas. A deficiência intelectual deverá se manifestar antes dos 18 anos de idade.
Caracteriza-se por um funcionamento intelectual significativamente abaixo da média, ocorrendo juntamente com as limitações de duas ou mais áreas de habilidades adaptativas. A deficiência intelectual poderá se manifestar em qualquer faixa etária.
Caracteriza-se por um funcionamento intelectual significativamente abaixo da média, ocorrendo juntamente com as limitações de duas ou mais áreas de habilidades adaptativas. A deficiência intelectual deverá se manifestar antes dos 18 anos de idade.
Caracteriza-se por uma doença mental com as limitações de duas ou mais áreas de habilidades adaptativas. A deficiência intelectual deverá se manifestar antes dos 18 anos de idade.
Para planejar propostas de estimulação, da ação pedagógica e organizar a inclusão de estudantes com deficiência, os profissionais da escola devem considerar toda a complexidade presente em um quadro de deficiência, o que se agrava ao nos referirmos à Deficiência Múltipla. Vários são os aspectos, as especificidades e as condições individuais das pessoas afetadas. A autora Silva (2011) considera alguns aspectos imprescindíveis, dentre eles:
I - A atitude de aceitação por parte da família e a intervenção adequada para atuar nas causas e nos efeitos das deficiências.
II - A oportunidade de participação e integração da pessoa ao ambiente físico e social.
III - O apoio adequado, com a duração necessária, para melhorar o funcionamento da pessoa no ambiente.
IV - O incentivo à autonomia e à criatividade.
V - Atitudes favoráveis à formação do autoconceito e da autoimagem positivos.
Marque a sequência de afirmativas corretas:
II, III, IV e V apenas
I, II e V apenas
III, IV e V apenas
I, II, IV e V apenas
I, II, III, IV e V
A sigla LIBRAS se refere a:
Língua de Sinais Brasileira.
Língua de Sinais para pessoas com Surdez.
Língua Brasileira de Sinais.
Línguas Brasileiras para pessoas com Surdez.
Língua Brasileira para pessoas com Surdez.
Em se tratando de recursos e serviços da Educação Especial para a inclusão escolar dos estudantes com deficiência visual, é CORRETO afirmar:
I- Em relação ao estudante com cegueira, deve-se priorizar a estimulação dos sentidos remanescentes, o uso do Braille como sistema de escrita e da alfabetização matemática com auxílio do Soroban.
II - Tanto nos casos de cegueira como de baixa visão, o AEE deve proceder com atendimento complementar nas áreas de Orientação e Mobilidade (OM) e Atividades para Vida Autônoma (AVA).
III - O caso de estudantes com cegueira, o AEE precisa auxiliar na organização e adequação dos materiais didáticos em caracteres ampliados, adequação e disponibilização de recursos ópticos e não ópticos.
IV - O professor de AEE precisa acompanhar, organizar e auxiliar na adequação dos recursos de acessibilidade necessários para diminuir as barreiras encontradas por estes estudantes e promover o acesso ao currículo e aos espaços escolares.
V - A indicação do uso de recursos ópticos, para os estudantes com cegueira é realizada por profissional da área médica.
Marque a sequência de afirmativas corretas:
I, II, IV apenas
I, II, III, IV e V
I, II e III apenas
II, IV e V apenas
I, II, III, IV apenas
Conforme apresentado no capítulo em estudo, pessoas com Altas habilidades/ Superdotação representam um público bem heterogêneo e cuja conceituação e compreensão de suas características são igualmente complexas. Sobre a conceituação e caracterização das AH/SD:
Marque V para afirmativas verdadeiras e F para afirmativas Falsas:
( ) O conceito de AH/SD se refere a um grupo heterogêneo, com características diferentes e habilidades diversificadas; que se destacam entre os demais grupos por seus interesses, estilos de aprendizagem, níveis de motivação e de autoconceito, características de personalidade e principalmente por suas necessidades educacionais.
( ) O conceito de AH/SD se refere a quadros que podem ser conceituados como: excepcional, prodígio, gênio, precoce, entre outros termos em conformidade com o meio social e o ideário popular.
( ) O conceito de AH/SD se refere a pessoas que demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes, além de apresentar grande criatividade, envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.
( ) De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 3% a 5% da população brasileira possui altas habilidades e/ou superdotação, AH/SD.
( ) O conceito de AH/SD se refere a pessoas que apresentam grande facilidade de aprendizagem que os levem a dominar rapidamente conceitos, procedimentos e atitudes.
Marque a sequência correta:
F, V, V, V, V
F, F, V, V, V
V, F, F, V, V
F, F, F, V, V
F, F, V, F, V
A inclusão escolar do estudante com Altas Habilidades e/ou Superdotação precisa considerar a possibilidade de aceleração dos estudos, assegurada pela LDB 9394/96, que no capítulo V, art.59, determina “a aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados”.
Para Freeman e Guenter (2000), existem diferentes formas de acelerações que podem ser destinadas a esse público:
I – Entrada mais cedo na fase seguinte do processo educativo, saltar séries escolares (promoção para séries seguintes).
II - Aceleração por disciplina (frequentar séries mais adiantadas em determinadas disciplinas); agrupamento vertical (classes mistas, com ampla variedade de idades e séries, de modo que os mais novos possam trabalhar com os mais velhos e mais avançados);
III - Cursos especiais fora da escola que ofereçam mais conhecimento em áreas curriculares específicas; estudos paralelos (cursar o Ensino Fundamental e o Ensino Médio ao mesmo tempo, e assim por diante);
IV - Estudos compactados (quando o currículo normal é completado em metade ou terça parte do tempo previsto); planos de estudo auto organizados (estratégia em que os alunos desenvolvem atividades ou projetos de seu interesse enquanto esperam o resto da classe completar o que eles já fizeram ou aprenderam);
V - Trabalho com um mentor, na escola ou fora dela; cursos paralelos (por correspondência, televisionados ou outra forma de ensino a distância).
Marque a sequência de afirmativas corretas:
Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Asperger, Síndrome de Rett, Transtorno Desintegrativo da Infância, Transtorno Hipercinético, Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação.
Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Asperger, Síndrome de Rett, Transtorno Desintegrativo da Infância, Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação.
Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Asperger, Síndrome de Rett, Transtorno Desintegrativo da Infância, Transtorno Opositor Desafiador, Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação.
Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Asperger, Síndrome de Rett, Transtorno Desintegrativo da Infância, Transtorno de Hiperatividade, Transtorno Opositor Desafiador, Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação.
Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Asperger, Síndrome de Rett, Transtorno Desintegrativo da Infância, Transtorno de Hiperatividade
No capítulo em estudo, foram apresentadas as características e conceituações a respeito da Deficiência Intelectual, que se relacionam com as transformações conceituais acerca da terminologia, da identificação e da conceituação da Deficiência Intelectual. Essas alterações não se limitam à nomenclatura, envolvem concepções teóricas, políticas, sociais e culturais que impactam nos princípios e nas práticas da Educação.
Sobre a conceituação de Deficiência Intelectual, assinale a opção CORRETA:
Caracteriza-se por um retardo mental com limitação nas áreas de habilidades adaptativas. A deficiência intelectual deverá se manifestar antes dos 18 anos de idade.
Caracteriza-se por um retardo mental que apresenta limitações de duas ou mais áreas de habilidades adaptativas. A deficiência intelectual deverá se manifestar antes dos 18 anos de idade.
Caracteriza-se por um funcionamento intelectual significativamente abaixo da média, ocorrendo juntamente com as limitações de duas ou mais áreas de habilidades adaptativas. A deficiência intelectual poderá se manifestar em qualquer faixa etária.
Caracteriza-se por um funcionamento intelectual significativamente abaixo da média, ocorrendo juntamente com as limitações de duas ou mais áreas de habilidades adaptativas. A deficiência intelectual deverá se manifestar antes dos 18 anos de idade.
Caracteriza-se por uma doença mental com as limitações de duas ou mais áreas de habilidades adaptativas. A deficiência intelectual deverá se manifestar antes dos 18 anos de idade.
Para planejar propostas de estimulação, da ação pedagógica e organizar a inclusão de estudantes com deficiência, os profissionais da escola devem considerar toda a complexidade presente em um quadro de deficiência, o que se agrava ao nos referirmos à Deficiência Múltipla. Vários são os aspectos, as especificidades e as condições individuais das pessoas afetadas. A autora Silva (2011) considera alguns aspectos imprescindíveis, dentre eles:
I - A atitude de aceitação por parte da família e a intervenção adequada para atuar nas causas e nos efeitos das deficiências.
II - A oportunidade de participação e integração da pessoa ao ambiente físico e social.
III - O apoio adequado, com a duração necessária, para melhorar o funcionamento da pessoa no ambiente.
IV - O incentivo à autonomia e à criatividade.
V - Atitudes favoráveis à formação do autoconceito e da autoimagem positivos.
Marque a sequência de afirmativas corretas:
II, III, IV e V apenas
I, II e V apenas
III, IV e V apenas
I, II, IV e V apenas
I, II, III, IV e V
A sigla LIBRAS se refere a:
Língua de Sinais Brasileira.
Língua de Sinais para pessoas com Surdez.
Língua Brasileira de Sinais.
Línguas Brasileiras para pessoas com Surdez.
Língua Brasileira para pessoas com Surdez.
Em se tratando de recursos e serviços da Educação Especial para a inclusão escolar dos estudantes com deficiência visual, é CORRETO afirmar:
I- Em relação ao estudante com cegueira, deve-se priorizar a estimulação dos sentidos remanescentes, o uso do Braille como sistema de escrita e da alfabetização matemática com auxílio do Soroban.
II - Tanto nos casos de cegueira como de baixa visão, o AEE deve proceder com atendimento complementar nas áreas de Orientação e Mobilidade (OM) e Atividades para Vida Autônoma (AVA).
III - O caso de estudantes com cegueira, o AEE precisa auxiliar na organização e adequação dos materiais didáticos em caracteres ampliados, adequação e disponibilização de recursos ópticos e não ópticos.
IV - O professor de AEE precisa acompanhar, organizar e auxiliar na adequação dos recursos de acessibilidade necessários para diminuir as barreiras encontradas por estes estudantes e promover o acesso ao currículo e aos espaços escolares.
V - A indicação do uso de recursos ópticos, para os estudantes com cegueira é realizada por profissional da área médica.
Marque a sequência de afirmativas corretas:
I, II, IV apenas
I, II, III, IV e V
I, II e III apenas
II, IV e V apenas
I, II, III, IV apenas
Conforme apresentado no capítulo em estudo, pessoas com Altas habilidades/ Superdotação representam um público bem heterogêneo e cuja conceituação e compreensão de suas características são igualmente complexas. Sobre a conceituação e caracterização das AH/SD:
Marque V para afirmativas verdadeiras e F para afirmativas Falsas:
( ) O conceito de AH/SD se refere a um grupo heterogêneo, com características diferentes e habilidades diversificadas; que se destacam entre os demais grupos por seus interesses, estilos de aprendizagem, níveis de motivação e de autoconceito, características de personalidade e principalmente por suas necessidades educacionais.
( ) O conceito de AH/SD se refere a quadros que podem ser conceituados como: excepcional, prodígio, gênio, precoce, entre outros termos em conformidade com o meio social e o ideário popular.
( ) O conceito de AH/SD se refere a pessoas que demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes, além de apresentar grande criatividade, envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.
( ) De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 3% a 5% da população brasileira possui altas habilidades e/ou superdotação, AH/SD.
( ) O conceito de AH/SD se refere a pessoas que apresentam grande facilidade de aprendizagem que os levem a dominar rapidamente conceitos, procedimentos e atitudes.
Marque a sequência correta:
F, V, V, V, V
F, F, V, V, V
V, F, F, V, V
F, F, F, V, V
F, F, V, F, V
A inclusão escolar do estudante com Altas Habilidades e/ou Superdotação precisa considerar a possibilidade de aceleração dos estudos, assegurada pela LDB 9394/96, que no capítulo V, art.59, determina “a aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados”.
Para Freeman e Guenter (2000), existem diferentes formas de acelerações que podem ser destinadas a esse público:
I – Entrada mais cedo na fase seguinte do processo educativo, saltar séries escolares (promoção para séries seguintes).
II - Aceleração por disciplina (frequentar séries mais adiantadas em determinadas disciplinas); agrupamento vertical (classes mistas, com ampla variedade de idades e séries, de modo que os mais novos possam trabalhar com os mais velhos e mais avançados);
III - Cursos especiais fora da escola que ofereçam mais conhecimento em áreas curriculares específicas; estudos paralelos (cursar o Ensino Fundamental e o Ensino Médio ao mesmo tempo, e assim por diante);
IV - Estudos compactados (quando o currículo normal é completado em metade ou terça parte do tempo previsto); planos de estudo auto organizados (estratégia em que os alunos desenvolvem atividades ou projetos de seu interesse enquanto esperam o resto da classe completar o que eles já fizeram ou aprenderam);
V - Trabalho com um mentor, na escola ou fora dela; cursos paralelos (por correspondência, televisionados ou outra forma de ensino a distância).
Marque a sequência de afirmativas corretas:
Caracteriza-se por um retardo mental com limitação nas áreas de habilidades adaptativas. A deficiência intelectual deverá se manifestar antes dos 18 anos de idade.
Caracteriza-se por um retardo mental que apresenta limitações de duas ou mais áreas de habilidades adaptativas. A deficiência intelectual deverá se manifestar antes dos 18 anos de idade.
Caracteriza-se por um funcionamento intelectual significativamente abaixo da média, ocorrendo juntamente com as limitações de duas ou mais áreas de habilidades adaptativas. A deficiência intelectual poderá se manifestar em qualquer faixa etária.
Caracteriza-se por um funcionamento intelectual significativamente abaixo da média, ocorrendo juntamente com as limitações de duas ou mais áreas de habilidades adaptativas. A deficiência intelectual deverá se manifestar antes dos 18 anos de idade.
Caracteriza-se por uma doença mental com as limitações de duas ou mais áreas de habilidades adaptativas. A deficiência intelectual deverá se manifestar antes dos 18 anos de idade.
Para planejar propostas de estimulação, da ação pedagógica e organizar a inclusão de estudantes com deficiência, os profissionais da escola devem considerar toda a complexidade presente em um quadro de deficiência, o que se agrava ao nos referirmos à Deficiência Múltipla. Vários são os aspectos, as especificidades e as condições individuais das pessoas afetadas. A autora Silva (2011) considera alguns aspectos imprescindíveis, dentre eles:
I - A atitude de aceitação por parte da família e a intervenção adequada para atuar nas causas e nos efeitos das deficiências.
II - A oportunidade de participação e integração da pessoa ao ambiente físico e social.
III - O apoio adequado, com a duração necessária, para melhorar o funcionamento da pessoa no ambiente.
IV - O incentivo à autonomia e à criatividade.
V - Atitudes favoráveis à formação do autoconceito e da autoimagem positivos.
Marque a sequência de afirmativas corretas:
II, III, IV e V apenas
I, II e V apenas
III, IV e V apenas
I, II, IV e V apenas
I, II, III, IV e V
A sigla LIBRAS se refere a:
Língua de Sinais Brasileira.
Língua de Sinais para pessoas com Surdez.
Língua Brasileira de Sinais.
Línguas Brasileiras para pessoas com Surdez.
Língua Brasileira para pessoas com Surdez.
Em se tratando de recursos e serviços da Educação Especial para a inclusão escolar dos estudantes com deficiência visual, é CORRETO afirmar:
I- Em relação ao estudante com cegueira, deve-se priorizar a estimulação dos sentidos remanescentes, o uso do Braille como sistema de escrita e da alfabetização matemática com auxílio do Soroban.
II - Tanto nos casos de cegueira como de baixa visão, o AEE deve proceder com atendimento complementar nas áreas de Orientação e Mobilidade (OM) e Atividades para Vida Autônoma (AVA).
III - O caso de estudantes com cegueira, o AEE precisa auxiliar na organização e adequação dos materiais didáticos em caracteres ampliados, adequação e disponibilização de recursos ópticos e não ópticos.
IV - O professor de AEE precisa acompanhar, organizar e auxiliar na adequação dos recursos de acessibilidade necessários para diminuir as barreiras encontradas por estes estudantes e promover o acesso ao currículo e aos espaços escolares.
V - A indicação do uso de recursos ópticos, para os estudantes com cegueira é realizada por profissional da área médica.
Marque a sequência de afirmativas corretas:
I, II, IV apenas
I, II, III, IV e V
I, II e III apenas
II, IV e V apenas
I, II, III, IV apenas
Conforme apresentado no capítulo em estudo, pessoas com Altas habilidades/ Superdotação representam um público bem heterogêneo e cuja conceituação e compreensão de suas características são igualmente complexas. Sobre a conceituação e caracterização das AH/SD:
Marque V para afirmativas verdadeiras e F para afirmativas Falsas:
( ) O conceito de AH/SD se refere a um grupo heterogêneo, com características diferentes e habilidades diversificadas; que se destacam entre os demais grupos por seus interesses, estilos de aprendizagem, níveis de motivação e de autoconceito, características de personalidade e principalmente por suas necessidades educacionais.
( ) O conceito de AH/SD se refere a quadros que podem ser conceituados como: excepcional, prodígio, gênio, precoce, entre outros termos em conformidade com o meio social e o ideário popular.
( ) O conceito de AH/SD se refere a pessoas que demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes, além de apresentar grande criatividade, envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.
( ) De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 3% a 5% da população brasileira possui altas habilidades e/ou superdotação, AH/SD.
( ) O conceito de AH/SD se refere a pessoas que apresentam grande facilidade de aprendizagem que os levem a dominar rapidamente conceitos, procedimentos e atitudes.
Marque a sequência correta:
F, V, V, V, V
F, F, V, V, V
V, F, F, V, V
F, F, F, V, V
F, F, V, F, V
A inclusão escolar do estudante com Altas Habilidades e/ou Superdotação precisa considerar a possibilidade de aceleração dos estudos, assegurada pela LDB 9394/96, que no capítulo V, art.59, determina “a aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados”.
Para Freeman e Guenter (2000), existem diferentes formas de acelerações que podem ser destinadas a esse público:
I – Entrada mais cedo na fase seguinte do processo educativo, saltar séries escolares (promoção para séries seguintes).
II - Aceleração por disciplina (frequentar séries mais adiantadas em determinadas disciplinas); agrupamento vertical (classes mistas, com ampla variedade de idades e séries, de modo que os mais novos possam trabalhar com os mais velhos e mais avançados);
III - Cursos especiais fora da escola que ofereçam mais conhecimento em áreas curriculares específicas; estudos paralelos (cursar o Ensino Fundamental e o Ensino Médio ao mesmo tempo, e assim por diante);
IV - Estudos compactados (quando o currículo normal é completado em metade ou terça parte do tempo previsto); planos de estudo auto organizados (estratégia em que os alunos desenvolvem atividades ou projetos de seu interesse enquanto esperam o resto da classe completar o que eles já fizeram ou aprenderam);
V - Trabalho com um mentor, na escola ou fora dela; cursos paralelos (por correspondência, televisionados ou outra forma de ensino a distância).
Marque a sequência de afirmativas corretas:
II, III, IV e V apenas
I, II e V apenas
III, IV e V apenas
I, II, IV e V apenas
I, II, III, IV e V
A sigla LIBRAS se refere a:
Língua de Sinais Brasileira.
Língua de Sinais para pessoas com Surdez.
Língua Brasileira de Sinais.
Línguas Brasileiras para pessoas com Surdez.
Língua Brasileira para pessoas com Surdez.
Em se tratando de recursos e serviços da Educação Especial para a inclusão escolar dos estudantes com deficiência visual, é CORRETO afirmar:
I- Em relação ao estudante com cegueira, deve-se priorizar a estimulação dos sentidos remanescentes, o uso do Braille como sistema de escrita e da alfabetização matemática com auxílio do Soroban.
II - Tanto nos casos de cegueira como de baixa visão, o AEE deve proceder com atendimento complementar nas áreas de Orientação e Mobilidade (OM) e Atividades para Vida Autônoma (AVA).
III - O caso de estudantes com cegueira, o AEE precisa auxiliar na organização e adequação dos materiais didáticos em caracteres ampliados, adequação e disponibilização de recursos ópticos e não ópticos.
IV - O professor de AEE precisa acompanhar, organizar e auxiliar na adequação dos recursos de acessibilidade necessários para diminuir as barreiras encontradas por estes estudantes e promover o acesso ao currículo e aos espaços escolares.
V - A indicação do uso de recursos ópticos, para os estudantes com cegueira é realizada por profissional da área médica.
Marque a sequência de afirmativas corretas:
I, II, IV apenas
I, II, III, IV e V
I, II e III apenas
II, IV e V apenas
I, II, III, IV apenas
Conforme apresentado no capítulo em estudo, pessoas com Altas habilidades/ Superdotação representam um público bem heterogêneo e cuja conceituação e compreensão de suas características são igualmente complexas. Sobre a conceituação e caracterização das AH/SD:
Marque V para afirmativas verdadeiras e F para afirmativas Falsas:
( ) O conceito de AH/SD se refere a um grupo heterogêneo, com características diferentes e habilidades diversificadas; que se destacam entre os demais grupos por seus interesses, estilos de aprendizagem, níveis de motivação e de autoconceito, características de personalidade e principalmente por suas necessidades educacionais.
( ) O conceito de AH/SD se refere a quadros que podem ser conceituados como: excepcional, prodígio, gênio, precoce, entre outros termos em conformidade com o meio social e o ideário popular.
( ) O conceito de AH/SD se refere a pessoas que demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes, além de apresentar grande criatividade, envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.
( ) De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 3% a 5% da população brasileira possui altas habilidades e/ou superdotação, AH/SD.
( ) O conceito de AH/SD se refere a pessoas que apresentam grande facilidade de aprendizagem que os levem a dominar rapidamente conceitos, procedimentos e atitudes.
Marque a sequência correta:
F, V, V, V, V
F, F, V, V, V
V, F, F, V, V
F, F, F, V, V
F, F, V, F, V
A inclusão escolar do estudante com Altas Habilidades e/ou Superdotação precisa considerar a possibilidade de aceleração dos estudos, assegurada pela LDB 9394/96, que no capítulo V, art.59, determina “a aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados”.
Para Freeman e Guenter (2000), existem diferentes formas de acelerações que podem ser destinadas a esse público:
I – Entrada mais cedo na fase seguinte do processo educativo, saltar séries escolares (promoção para séries seguintes).
II - Aceleração por disciplina (frequentar séries mais adiantadas em determinadas disciplinas); agrupamento vertical (classes mistas, com ampla variedade de idades e séries, de modo que os mais novos possam trabalhar com os mais velhos e mais avançados);
III - Cursos especiais fora da escola que ofereçam mais conhecimento em áreas curriculares específicas; estudos paralelos (cursar o Ensino Fundamental e o Ensino Médio ao mesmo tempo, e assim por diante);
IV - Estudos compactados (quando o currículo normal é completado em metade ou terça parte do tempo previsto); planos de estudo auto organizados (estratégia em que os alunos desenvolvem atividades ou projetos de seu interesse enquanto esperam o resto da classe completar o que eles já fizeram ou aprenderam);
V - Trabalho com um mentor, na escola ou fora dela; cursos paralelos (por correspondência, televisionados ou outra forma de ensino a distância).
Marque a sequência de afirmativas corretas:
Língua de Sinais Brasileira.
Língua de Sinais para pessoas com Surdez.
Língua Brasileira de Sinais.
Línguas Brasileiras para pessoas com Surdez.
Língua Brasileira para pessoas com Surdez.
Em se tratando de recursos e serviços da Educação Especial para a inclusão escolar dos estudantes com deficiência visual, é CORRETO afirmar:
I- Em relação ao estudante com cegueira, deve-se priorizar a estimulação dos sentidos remanescentes, o uso do Braille como sistema de escrita e da alfabetização matemática com auxílio do Soroban.
II - Tanto nos casos de cegueira como de baixa visão, o AEE deve proceder com atendimento complementar nas áreas de Orientação e Mobilidade (OM) e Atividades para Vida Autônoma (AVA).
III - O caso de estudantes com cegueira, o AEE precisa auxiliar na organização e adequação dos materiais didáticos em caracteres ampliados, adequação e disponibilização de recursos ópticos e não ópticos.
IV - O professor de AEE precisa acompanhar, organizar e auxiliar na adequação dos recursos de acessibilidade necessários para diminuir as barreiras encontradas por estes estudantes e promover o acesso ao currículo e aos espaços escolares.
V - A indicação do uso de recursos ópticos, para os estudantes com cegueira é realizada por profissional da área médica.
Marque a sequência de afirmativas corretas:
I, II, IV apenas
I, II, III, IV e V
I, II e III apenas
II, IV e V apenas
I, II, III, IV apenas
Conforme apresentado no capítulo em estudo, pessoas com Altas habilidades/ Superdotação representam um público bem heterogêneo e cuja conceituação e compreensão de suas características são igualmente complexas. Sobre a conceituação e caracterização das AH/SD:
Marque V para afirmativas verdadeiras e F para afirmativas Falsas:
( ) O conceito de AH/SD se refere a um grupo heterogêneo, com características diferentes e habilidades diversificadas; que se destacam entre os demais grupos por seus interesses, estilos de aprendizagem, níveis de motivação e de autoconceito, características de personalidade e principalmente por suas necessidades educacionais.
( ) O conceito de AH/SD se refere a quadros que podem ser conceituados como: excepcional, prodígio, gênio, precoce, entre outros termos em conformidade com o meio social e o ideário popular.
( ) O conceito de AH/SD se refere a pessoas que demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes, além de apresentar grande criatividade, envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.
( ) De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 3% a 5% da população brasileira possui altas habilidades e/ou superdotação, AH/SD.
( ) O conceito de AH/SD se refere a pessoas que apresentam grande facilidade de aprendizagem que os levem a dominar rapidamente conceitos, procedimentos e atitudes.
Marque a sequência correta:
F, V, V, V, V
F, F, V, V, V
V, F, F, V, V
F, F, F, V, V
F, F, V, F, V
A inclusão escolar do estudante com Altas Habilidades e/ou Superdotação precisa considerar a possibilidade de aceleração dos estudos, assegurada pela LDB 9394/96, que no capítulo V, art.59, determina “a aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados”.
Para Freeman e Guenter (2000), existem diferentes formas de acelerações que podem ser destinadas a esse público:
I – Entrada mais cedo na fase seguinte do processo educativo, saltar séries escolares (promoção para séries seguintes).
II - Aceleração por disciplina (frequentar séries mais adiantadas em determinadas disciplinas); agrupamento vertical (classes mistas, com ampla variedade de idades e séries, de modo que os mais novos possam trabalhar com os mais velhos e mais avançados);
III - Cursos especiais fora da escola que ofereçam mais conhecimento em áreas curriculares específicas; estudos paralelos (cursar o Ensino Fundamental e o Ensino Médio ao mesmo tempo, e assim por diante);
IV - Estudos compactados (quando o currículo normal é completado em metade ou terça parte do tempo previsto); planos de estudo auto organizados (estratégia em que os alunos desenvolvem atividades ou projetos de seu interesse enquanto esperam o resto da classe completar o que eles já fizeram ou aprenderam);
V - Trabalho com um mentor, na escola ou fora dela; cursos paralelos (por correspondência, televisionados ou outra forma de ensino a distância).
Marque a sequência de afirmativas corretas:
I, II, IV apenas
I, II, III, IV e V
I, II e III apenas
II, IV e V apenas
I, II, III, IV apenas
Conforme apresentado no capítulo em estudo, pessoas com Altas habilidades/ Superdotação representam um público bem heterogêneo e cuja conceituação e compreensão de suas características são igualmente complexas. Sobre a conceituação e caracterização das AH/SD:
Marque V para afirmativas verdadeiras e F para afirmativas Falsas:
( ) O conceito de AH/SD se refere a um grupo heterogêneo, com características diferentes e habilidades diversificadas; que se destacam entre os demais grupos por seus interesses, estilos de aprendizagem, níveis de motivação e de autoconceito, características de personalidade e principalmente por suas necessidades educacionais.
( ) O conceito de AH/SD se refere a quadros que podem ser conceituados como: excepcional, prodígio, gênio, precoce, entre outros termos em conformidade com o meio social e o ideário popular.
( ) O conceito de AH/SD se refere a pessoas que demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes, além de apresentar grande criatividade, envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.
( ) De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 3% a 5% da população brasileira possui altas habilidades e/ou superdotação, AH/SD.
( ) O conceito de AH/SD se refere a pessoas que apresentam grande facilidade de aprendizagem que os levem a dominar rapidamente conceitos, procedimentos e atitudes.
Marque a sequência correta:
F, V, V, V, V
F, F, V, V, V
V, F, F, V, V
F, F, F, V, V
F, F, V, F, V
A inclusão escolar do estudante com Altas Habilidades e/ou Superdotação precisa considerar a possibilidade de aceleração dos estudos, assegurada pela LDB 9394/96, que no capítulo V, art.59, determina “a aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados”.
Para Freeman e Guenter (2000), existem diferentes formas de acelerações que podem ser destinadas a esse público:
I – Entrada mais cedo na fase seguinte do processo educativo, saltar séries escolares (promoção para séries seguintes).
II - Aceleração por disciplina (frequentar séries mais adiantadas em determinadas disciplinas); agrupamento vertical (classes mistas, com ampla variedade de idades e séries, de modo que os mais novos possam trabalhar com os mais velhos e mais avançados);
III - Cursos especiais fora da escola que ofereçam mais conhecimento em áreas curriculares específicas; estudos paralelos (cursar o Ensino Fundamental e o Ensino Médio ao mesmo tempo, e assim por diante);
IV - Estudos compactados (quando o currículo normal é completado em metade ou terça parte do tempo previsto); planos de estudo auto organizados (estratégia em que os alunos desenvolvem atividades ou projetos de seu interesse enquanto esperam o resto da classe completar o que eles já fizeram ou aprenderam);
V - Trabalho com um mentor, na escola ou fora dela; cursos paralelos (por correspondência, televisionados ou outra forma de ensino a distância).
Marque a sequência de afirmativas corretas:
F, V, V, V, V
F, F, V, V, V
V, F, F, V, V
F, F, F, V, V
F, F, V, F, V